Filtros

Marca
Ajustes de Posição
AMD FreeSync™
Ângulo de Visão
Base ajustável
Black Stabilizer
Brilho
CEST
Color Weakness
Compatibilidade
Consumo (máximo)
Consumo de Energia
Consumo Ligado
Contraste
Contraste (Dinâmico)
Contraste estático
Controles manuais
Crosshair
D-Sub
Dimensões
Distância entre Pixels
Dynamic Action Sync
Empilhamento máximo
Flicker Safe
Fonte
Gama de Cores (típ.)
Modo Leitura
NCM
Peso
Polegadas
Profundidade de Cores (nº de cores)
Resolução
Tamanho Furação VESA®
Taxa de Atualização
Tempo de Resposta
Tipo de Tela
Tratamento de Tela
Faixa de Preço

Monitor

O que devo saber antes de comprar um monitor? Entenda tudo!

Escolher um monitor para pc não é tarefa simples. Por isso, trouxemos aqui tudo que você precisa saber para encontrar um monitor barato e perfeito para você. Veja só:

Qual a função de um monitor?

A resposta para essa pergunta pode parecer óbvia, mas, às vezes, o óbvio precisa ser dito. Um monitor é um equipamento que transmite as informações enviadas pelo computador. Ele também pode ser usado em conjunto com notebook, servindo extensão da tela principal. A função do monitor, basicamente, é a exibição.

O que levar em consideração ao comprar um monitor?

Assim como qualquer outro produto, existem critérios que devem ser analisados antes da sua decisão. Isso para que você tenha a melhor experiência de compra possível, garantindo que aquele monitor vai atender às suas necessidades.

Pensando nisso, separamos aqui os principais pontos a serem observados na hora de escolher o seu monitor. Veja só:

Resolução

De uma forma simplificada, a resolução é a qualidade da imagem do monitor. Mas, de forma técnica, é sobre a quantidade de pixels que contém no display. Então, quanto maior a resolução, melhor serão as imagens exibidas.

Por isso, é um dos critérios mais importantes. Está em dúvida entre um monitor 4K ou monitor Full HD? Não se desespere, porque ambos vão te atender com excelência.

Taxa de atualização

Outro aspecto que se enquadra na regra do "quanto maior, melhor". A taxa de atualização é o número de vezes que seu monitor se atualiza por segundo. Ou seja, quantas novas informações ele consegue receber. A frequência dessa taxa é metrificada em hertz (Hz).

Quanto maior for o número de hertz, maior será a taxa de resposta que aquele monitor vai te fornecer. Isso é importante para quem está procurando um monitor para criar, editar, jogar, etc.

Atualmente, as taxas mais encontradas são:

Monitor 60Hz
Monitor 144hz
Monitor 240hz

Vale lembrar que a placa de vídeo precisa aguentar o número de quadros nas atualizações enviadas pelo monitor.

Tela

O tamanho da tela é um fator muito relevante nesse processo. Assim como nas televisões, a tabela de medida são as polegadas. Lembre-se que as preferências são pessoais, escolha aquilo que sentir que é o melhor para você. Pense também onde pretende colocar esse monitor, se for grande precisará de espaço.

Porém, aqui vão algumas dicas: monitor 19 polegadas e 22 são ideais para o dia a dia. Mas, se você precisa de algo mais detalhista, invista em um monitor 24 polegadas ou monitor 27 polegadas.

Formato

O último traço a ser considerado antes de escolher seu monitor são os formatos. Se você tem um perfil mais ligado a tecnologia e modernidade, vale a pena dar uma olhada em alguns novos modelos de monitores. Conheça:

Ultrawide monitor

Um monitor widescreen é o que, hoje, vemos como tradicionais. A tela é plana, com proporção de 16:9 (a cada 16 pixels, 9 são aumentados).

Monitor widescreen

Uma versão mais atualizada e que tem se tornado popular é o UltraWide. Ele é mais largo, com proporção a partir de 21:9 (a cada 21 pixels de comprimento, 9 são aumentados). Essa ampliação permite mais 33% de espaço na tela.

Quais são os tipos de monitores?

Além das características que apresentamos até aqui, o que define um tipo de monitor está muito ligado a tecnologia da exibição. Elas são:

LCD

Esse é o tipo de monitor considerado mais comum e acessível. Possui menor incidência de imagens estáticas, baixo contraste e ângulo de visão limitado. Isso pode gerar tons mais escuros na tela ou imagens distorcidas. Ainda pode ser melhorado, mas consegue atender algumas necessidades básicas do consumidor.

OLED

Um pouco mais premium do que anteriormente, a tecnologia OLED é muito encontrada em televisões. O campo eletromagnético faz com que as cores azul, vermelha e verde sejam emitidas com mais estímulo. Isso faz com que qualquer imagem seja formada no display.

LED

Um monitor LED terá uma tela mais fina, mas com maior durabilidade. Ele consegue utilizar luz branca uniformemente para toda a tela. Além disso, o consumo de energia é menor. Para quem procura algo com qualidade alta que gera economia no dia a dia, encontrou.

Qual o melhor tipo de monitor?

Quando vamos definir aquilo que é melhor, precisamos estar ciente dos nossos valores. Isso significa entender o que você está procurando, para que serve, como vai usar e no que aquilo te beneficiará. No caso de um monitor, aqui estão alguns objetivos:

Monitor para Uso Geral

Ver um monitor, atualmente, é uma tarefa simples. Eles estão nos escritórios, recepções, casas, quartos, lojas e por aí vai. Mas, isso não significa que todos seus atributos estão sendo utilizados. O básico de um monitor de qualidade já é muita coisa. Isso inclui microsoft office, acesso à internet e armazenamento.

Monitor Profissional

Os profissionais do mundo digital precisam de algo além do básico. Esses são aqueles que mexem diariamente com criação de conteúdo, design e edição de imagens. Tarefas como essa costumam precisar de aplicativos pesados, como Adobe Photoshop ou Apple 's Final Cut Pro.

Além disso, essas criações são feitas constantemente, não ocasionalmente. É natural que tudo precise de uma velocidade e qualidade maiores.

Monitor Gamer

Por último, temos os famosos monitores gamers. Esses precisam da melhor experiência possível em relação à taxa de resposta. Até porque muitos jogadores gostam de streamar, simultaneamente. Então, tanto o computador quanto o monitor precisam ter rapidez na resposta. Caso contrário, tudo trava.

Acessórios para monitor

Existem muitos acessórios que podem ser incluídos na sua lista de compras. Mas, aqui vamos indicar apenas o suporte monitor. A tela precisa estar posicionada de 15 a 20 graus abaixo dos seus olhos, evitando tensão no pescoço. Essa regulagem pode ser feita facilmente com um suporte.

F.A.Q

Qual o tempo de vida de um monitor?

A vida útil das luzes de um monitor é de, aproximadamente, 20.000 horas. Isso significa que se você deixá-lo ligado o dia inteiro durante a semana toda, pode durar até 2 anos e meio.

Por que comprar um monitor e não uma TV?

São produtos similares, mas não iguais. Além disso, as propostas são completamente diferentes. Um monitor serve para ser usado em conjunto com computador, enquanto a TV possui funcionalidade própria.

Como saber quantas polegadas tem o meu monitor?

Tudo que você precisa fazer é medir a distância na diagonal. Depois, converta a unidade de centímetros para polegadas usando a internet.

Como limpar o monitor?

O ideal para limpar qualquer aparelho com tela é um usar um pano macio e seco. Caso você sinta que ainda não está limpo o suficiente, pode usar algumas gotas de álcool líquido.

Monitor curvo ou plano?

Essa escolha vai da preferência de cada um. Os monitores curvos aproximam a tela, criando uma noção de imersão e conforto maior. Enquanto os monitores planos trazem a sensação de mais espaço para o que está sendo exibido, porque está reto.

Sobre a WEBfones

A Webfones é um e-commerce brasileiro especializado em diversas categorias. São mais de 10 anos de infraestrutura com know-how e suporte dos melhores prestadores de serviço de comércio. Já concorremos a mais de quatorze prêmios de melhor atendimento e vencemos mais da metade deles. Isso porque oferecemos uma experiência de compra especializada.